Notícia

Ver todas

Retossigmoidoscopia


Preparo para Retossigmoidoscopia

A retossigmoidoscopia flexível é um exame endoscópico que possibilita a visualização da parte final do intestino grosso: o reto e o cólon sigmóide. Ela é solicitada no intuito de diagnosticar as doenças que acometem o reto e o sigmóide e para rastreamento de pólipos e de câncer colorretal. O exame é realizado pela introdução de um aparelho flexível (fibroscópio) com iluminação central que permite a visualização do revestimento mucoso de todo o trajeto examinado. Doenças orificiais (hemorróidas, fissuras) são melhor avaliadas com retosigmoidoscopia rígida ou anoscopia, geralmente realizada pelo especialista, quando necessário, em consultório.

Como é realizado o preparo do exame?
Para realização do exame é necessário a realização de lavagem intestinal com fleet enema (PHOSFOENEMA®), sendo um (1) frasco 2 horas antes , e outro 1 hora antes do procedimento. Pra realização do fleet enema, siga as orietações do fabricante: antes de usar, retire a capa protetora da cânula retal. Com o frasco para cima, segure com os dedos a tampa sulcada. Com a outra mão, segure a capa protetora, retirando-a suavemente. Inserir suavemente a cânula no reto, como se a ponta fosse em direção ao umbigo. Comprimir o frasco até ser expelido quase todo o líquido. Retire a cânula do reto. Não é necessário esvaziar completamente o frasco, porque ele contém quantidade de líquido superior à necessária para uso eficaz. Após a compressão, uma pequena quantidade ficará no frasco. Mantenha-se preferencialmente em decúbito lateral esquerdo após a aplicação e tente reter o máximo tolerável o enema, postergando a evacuação. Jejum não é necessário, mas recomenda-se uso de apenas um copo de suco pela manhã para evitar ocorrência de náuseas. Você poderá fazer uso de suas medicações rotineiras. A medicação (fleet enema) deverá ser adquirida pelo paciente nas farmácias.

O que acontecerá durante o exame?
Após sua admissão na sala de exame, voce será orientado a permancer em decúbito lateral esquerdo. O médico realizará um toque retal após a lubrificação do ânus com pomada de anestésico, seguido da introdução do fibroscópio pelo ânus até o cólon sigmóide. O exame é geralmente bem tolerado. Você pode sentir desconforto, pressão e sensação de flatulência pela insuflação de ar, necessária para a visualização do relevo mucoso do intestino. Caso necessário, poderão ser administradas medicações sedativas para permitir um exame tranqüilo e indolor. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) podem ser colhidas durante o exame para análise microscópica detalhada. A duração média do procedimento é de 10 a 15 minutos.